61. Partilha
Participantes: Indefinido.
Tempo Estimado: 15 minutos.
Material: lápis ou caneta e uma folha de papel em
branco para cada participante.
Descrição: Formar um circulo e entregar uma folha
em branco para cada participante, juntamente caneta ou lápis.
Pedir para todos iniciarem uma Historia qualquer que
simboliza o seu cotidiano dentro da comunidade, da igreja.
Cada membro terá 35 segundos para essa parte e depois
deste tempo passa para o membro da esquerda do grupo.
Pedir para um membro do grupo levar uma historia concluída
e partilhar alguns fatos e falar se a historia terminou do jeito que ele estava
imaginando.
62. Pessoas balões
Participantes:
Indefinido.
Tempo Estimado: 15 minutos.
Material: Um balão cheio e um alfinete.
Descrição: O coordenador deve explicar aos
participantes por que certas pessoas em determinados momentos de sua vida, se
parecem com os balões:
Alguns estão
aparentemente cheios de vida, mas por dentro nada mais têm do que ar;
Outros parecem ter
opinião própria, mas se deixam lavar pela mais suave brisa;
Por fim, alguns vivem como se fossem balões cheios,
prestes a explodir; vasta que alguém os provoque com alguma ofensa para que
(neste momento estoura-se um balão com um alfinete) "estourem".
Pedir que todos dêem sua opinião e falem sobre suas
dificuldades em superar críticas e ofensas.
63. Pizza
Participantes: 7 a 15 pessoas
Tempo Estimado: 30 minutos
Material: Lápis e papel para os integrantes.
Descrição: O coordenador propõe temas a serem
debatidos pelo grupo. Cada integrante é motivado para que defina qual a
importância dos diferentes temas para si mesmo. Dentre os temas propostos
pode-se ter temas como: drogas, sexo, namoro, política, amizade,
espiritualidade, liturgia, família, educação, saúde, segurança, esportes, etc.
Os temas devem ser identificados por um número ou uma letra (de preferência a
primeira letra do tema). Em seguida, cada integrante deve desenhar um círculo e
dividi-lo de acordo com a proporção de importância que tem para com cada tema.
As divisões devem ser identificadas pelos números ou letras definidos anteriormente
para os temas. Temas se nenhuma importância para o integrante podem ser
simplesmente desconsiderados pelo mesmo. Então, cada integrante apresenta seu
desenho ao grupo comentando suas opções. Em contrapartida, o grupo pode opinar
sobre estas opções e se as mesmas correspondem ao que o grupo esperava do
integrante.
64. Presente da alegria
Participantes: 3 a 10 pessoas
Tempo: 5 minutos por participante;
Material: lápis e papel;
Descrição: O coordenador forma subgrupos e fornece
papel para cada participante;
A seguir, o coordenador fará uma exposição, como segue:
"muitas vezes apreciamos mais um presente pequeno do que um grande. Muitas
vezes ficamos preocupados por não sermos capazes de realizar coisas grandes e
negligenciamos de fazer coisas menores, embora de grande significado. Na
experiência que segue, seremos capazes de dar um pequeno presente de alegria
para cada membro do grupo";
Prosseguindo, o coordenador convida os membros dos
subgrupos para que escrevam uma mensagem para cada membro do subgrupo. A
mensagem visa provocar em cada pessoa sentimentos positivos em relação a si
mesmo;
O coordenador apresenta sugestões, procurando induzir a
todos a mensagem para cada membro do subgrupo, mesmo para aquelas pessoas pelas
quais não sintam grande simpatia.
Na mensagem dirá:
1. Procure ser específico, dizendo, por exemplo:
"gosto do seu modo de rir toda vez que você se dirige a uma pessoa",
em vez de: "eu gosto de sua atitude", que é mais geral;
2. Procure escrever uma mensagem especial que se enquadre
bem na pessoa, em vez de um comentário que se aplique a várias pessoas;
3. Inclua todos, embora não conheça suficientemente bem.
Procure algo de positivo em todos;
4. Procure dizer a cada um o que observou dentro do grupo,
seus pontos altos, seus sucessos, e faça a colocação sempre na primeira pessoa,
assim: "eu gosto" ou "eu sinto";
5. Diga ao outro o que encontra nele que faz você ser mais
feliz;
Os participantes poderão, caso queiram, assinar a
mensagem;
Escritas às mensagens, serão elas dobradas e colocadas
numa caixa para ser recolhidas, a seguir, com os nomes dos endereçados no lado
de fora.
65. Presente de amigo
Participantes: 10 a 30 pessoas
Tempo Estimado: 30 minutos
Material: Lápis e papel para os integrantes
Descrição: O coordenador divide o grupo em
subgrupos de quatro a seis integrantes e, em seguida, expõe o seguinte:
"Muitas vezes apreciamos mais um presente pequeno do que um grande. Muitas
vezes ficamos preocupados por não sermos capazes de realizar coisas grandes e
negligenciamos de fazer coisas menores, embora de grande significado. Na
experiência que segue, seremos capazes de dar um pequeno presente de alegria
para alguns integrantes do grupo".Prosseguindo, o coordenador convida os
integrantes para que escrevam mensagens para todos os integrantes de seu
subgrupo. As mensagens devem ser da seguinte forma:
a) Provocar sentimentos positivos no destinatário com
relação a si mesmo;
b) Ser mais específicas, descrevendo detalhes próprios da
pessoa ao invés de características muito genéricas;
c) Indicar os pontos positivos da pessoa dentro do
contexto do grupo;
d) Ser na primeira pessoa;
e) Ser sinceras;
f) Podem ser ou não assinadas, de acordo com a vontade do
remetente.
As mensagens são dobradas e o nome do destinatário é
colocado do lado de fora. Então elas são recolhidas e entregues aos
destinatários. Depois que todos tiverem lido as mensagens, segue-se à conclusão
da dinâmica com um debate sobre as reações dos integrantes.
66. Riqueza dos nomes
Participantes: Indefinido.
Tempo Estimado: 30 minutos.
Material: Tiras de papel ou cartolina, pincel
atômico ou caneta hidrográfica, cartaz para escrever as palavras montadas ou
quadro-negro.
Descrição: Os participantes de um grupo novo são
convidados pelo coordenador a andar pela sala se olhando, enquanto uma música
toca.
Quando o som para, escolher um par e ficar ao lado dele
(a). Cumprimentar-se de alguma forma, com algum gesto (aperto de mão, abraço,
beijo no rosto e etc).
Colocar novamente os pares a andar pela sala (desta vez
são os dois andando juntos). Assim que pára a música, devem se associar a outro
par (fica o grupo com quatro pessoas).
Cada participante do grupo composto de quatro pessoas
recebe uma cartolina e coloca nela seu nome (tira de papel também serve).
Após mostrar o nome para os outros três companheiros, os
participantes deste pequeno grupo juntarão uma palavra com estas sílabas
(servem apenas as letras).
Exemplo: Anderson + JÚlio + DAiane = Ajuda
Airton + RoMIlton + ZAira + SanDEr = Amizade
Colocar a palavra formada num quadro-negro ou cartolina e
o grupo falará sobre ela e sua importância na vida.
67. Salmo da vida
Participantes: 10 a 20 pessoas
Tempo Estimado: 45 minutos
Material: Lápis e papel para os integrantes.
Descrição: Cada integrante deve escrever a história
de sua vida, destacando os acontecimentos marcantes. O coordenador deve alertar
o grupo de que experiências de dor e sofrimento podem ser vistas como formas de
crescimento e não simples acontecimentos negativos. Em seguida, os integrantes
devem se perguntar qual foi à experiência de Deus que fizeram a partir dos
acontecimentos descritos ou no decorrer de suas vidas. Depois devem escrever o
salmo da vida, da sua vida, uma oração de louvor, agradecimento, pedido de
perdão e/ou clamor. O desenvolvimento dos salmos deve-se realizar em um
ambiente de paz e reflexão. Então, os integrantes devem ser divididos em
subgrupos de três ou quatro pessoas onde cada integrante deve partilhar sua
oração. Depois o grupo é reunido e quem quiser pode apresentar sua oração ao
grupo. Por último é realizado um debate sobre os objetivos da dinâmica e a
experiência que a mesma trouxe para os integrantes. Algumas questões que podem
ser abordadas: Como se sentiu recordando o passado? O que mais chamou a
atenção? Qual foi a reação para com acontecimentos tristes? Como tem sido a
experiência com Deus? Qual a importância Dele em nossas vidas? Pode-se ainda
comparar os salmos redigidos com os salmos bíblicos.
68. Semeando a
amizade
Participantes: 7 a 15 pessoas
Tempo Estimado: 30 minutos
Material: Três vasos, espinhos, pedras, flores e
grãos de feijão.
Descrição: Antes da execução da dinâmica, deve-se
realizar a leitura do Evangelho de São Mateus, capítulo 13, versículos de 1 a
9. Os espinhos, as pedras e as flores devem estar colocados cada qual em um
vaso diferente. Os vasos devem estar colocados em um local visível a todos os
integrantes. Nesta dinâmica, cada vaso representa um coração, enquanto que
grãos de feijão, representam as sementes descritas na leitura preliminar. Então,
cada integrante deve semear um vaso, que simboliza uma pessoa que deseje
ajudar, devendo explicar o porquê de sua decisão. Pode-se definir que as
pessoas citadas sejam outros integrantes ou qualquer pessoa. Além disso, se o
tempo permitir, pode-se utilizar mais que uma semente por integrante.
69. Sentindo o Espírito Santo
Participantes: indefinido.
Tempo Estimado: 15 minutos.
Material: Uvas ou balas .
Descrição: O coordenador deve falar um pouco do Espírito
Santo para o grupo. Depois o coordenador da dinâmica deve mostrar o cacho de
uva e perguntar a cada um como ele acha que esta o sabor destas uvas.
Obviamente alguns irão descordar a respeito do sabor
destas uvas, como: acho que esta doce, que esta azeda, que esta suculenta etc.
Após todos terem respondido o coordenador entrega uma uva
para cada um comer. Então o coordenador deve repetir a pergunta (como esta o
sabor desta uva?).
Mensagem: Só saberemos o sabor do Espírito Santo se
provarmos e deixarmos agir em nos.
70. Ser igreja
Participantes: Indefinido.
Tempo Estimado: 10 a 15 minutos.
Material: Uma folha em branco para cada um.
Descrição: Entregar uma folha de papel ofício para
os participantes.
Pedir para todos ao mesmo tempo, movimentar as folhas e
observar; todos unidos formarão uma sintonia alegre, onde essa sintonia
significa nossa caminhada na catequese, e quando iniciam alguma atividade
estaremos alegres e com isso teremos coragem de enfrentar tudo, quando
catequizar é nossa salvação.
Mas no decorrer do tempo, as dificuldades aumentaram,
ficamos desmotivados por causa das fofocas, reclamações, atritos etc. Com isso
surgem as dificuldades, os descontentamentos.
Juntos vamos amassar a nossa folha para que não rasque, e
voltaremos a movimentar a folha movimente todos juntos, verificando que não
existe a sintonia alegre, agora só resta silêncio.
Pegaremos essa folha, colocando-a no centro da mão e
fechando a mão, torcendo o centro da folha, formará uma flor.
Essa flor será nossa motivação, nossa alegria daqui pra
frente dentro da catequese.
Comentário: É um convite para uma esperança, para
que assumamos a responsabilidade de realizar a vida. Todos nós apenas uma
parcela pessoal e social, nessa construção de uma humanidade nova? Cheia de
esperança e realizações. (leitura MC 3, 31
- 35).
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