81. Palavra chave
Participantes: Indefinido.
Tempo Estimado: 10 a 15 minutos.
Material: Bíblia.
Descrição: Essa brincadeira segue uma certa lógica
que será explicada para o grupo;
A lógica é: Com a palavra chave na mão, deve-se com
o auxílio da Bíblia, procurar um versículo que se enquadre com a palavra chave.
Anotar esse versículo e a citação Bíblica.
Exemplo: casamento: No terceiro dia, houve uma
festa de casamento em Caná da Galiléia, e a mãe de Jesus estava aí. (Jo 2, 1)
Outras sugestões de
palavras-chave:
pedra, pedreira,
pedregulho ("Tu és Pedro")
pobre, pobreza
("bem aventurados os pobres...")
oração, oratório,
templo, culto ("Jesus se afastava da multidão para rezar")
criança
("deixai vir a mim os pequeninos)
mulher ("tua
fé te salvou")
semente ("se
tu tiver fé do tamanho de um grão de mostarda, serás salvo")
ouvido ("as minhas
orelhas ouvem a tua voz")
82. João Bobo
Participantes: Indefinido.
Tempo Estimado: 10 a 15 minutos.
Material: Pano para vendar os olhos de um menino
Descrição: Forma-se um círculo com todos os
participantes. Um deles somente deve ficar de fora.
Nada deve ser explicado até nesse momento. Escolhe-se uma
pessoa (ela será o João Bobo - de preferência um menino) e retira da sala.
Enquanto isso explica-se a brincadeira para todos os participantes que ficaram
na sala.
A pessoa escolhida, e que foi retirada da sala, deve ser
orientada para não ter medo e para se deixar levar durante a brincadeira.
Certifique-a de que não irá se machucar.
Só então, traz-se a pessoa ja vendada para dentro da sala,
coloca-a no centro do círculo e a brincadeira começa! As pessoas devem
empurrá-la devagar, de um lado para o outro, brincando realmente de "João
Bobo".
Objetivo: O objetivo desse dinâmica é atingido
quando há empenho de toda a roda para que o amigo que está no centro não caia.
A pessoa vendada deve comentar depois de terminada a dinâmica sobre a confiança
que teve que depositar em todo o grupo.
Essa dinâmica além de muito divertida, promove união, e
confiança entre os membros do grupo. Deve-se refletir também sobre a amizade
entre o grupo e com Deus, pois se há um amigo com quem podemos contar, é Deus!
83. Nome e significado
Participantes: Indefinido.
Tempo Estimado: 10 a 15 minutos.
Material: Livro com o significado dos nomes (veja
no nosso site)
Descrição: Faça o donwload dos significados dos
nomes que temos em nosso site. (ou então procure em algumas bancas de jornal
algum livro com os significados dos nomes).
Pesquise os nomes de todas as pessoas do seu grupo, e os
significados.
Prepare fichas, na forma de quebra-cabeça, uma parte é o
nome, a outra é o significado.
Distribua duas partes para cada pessoa: pode ser dela
mesma, ou outro nome, e sempre com o significado desencontrado.
Diga aos participantes que andem pela sala, procurando
encontrar pares corretos de nome e significado, montando cada quebra-cabeça
numa mesa ou no chão, a medida que encontram os pares; até que todos os nomes
tenham sido montados.
Cada um deve então pegar o seu próprio nome com o
significado correto e depois, um a um lê em voz alta o seu nome e o significado
para os demais.
Você pode então promover uma conversa com os
participantes:
Quem se surpreendeu com o significado do seu nome? Porque?
Quem passou a gostar mais do seu nome depois de saber o
que significa?
Por que nosso nome é importante para nós?
Será que Deus sabe o nosso nome?
O que quer dizer o texto de Isaías "Chamei-te pelo
teu nome, tu és meu!" e o que isso tem de importante na nossa vida?
Quais eram os nomes de Jesus (Emmanuel, Cristo, Nazareno,
etc.) - pesquisar na Bíblia os seus significados, ets.
84. Ser Igreja
Participantes: Indefinido.
Tempo Estimado: 10 a 15 minutos.
Material: Agumas bexigas (mais de 3 bexigas)
Descrição: Entregar as bexigas aos participantes e
pedir que eles fiquem brincando com as bexigas um passando para o outro sem
deixá-las cair no chão.
Ir aos poucos retirando cada pessoa do círculo, uma a uma
e perceber como aumenta a dificuldade dos últimos para deixar tantas bexigas no
ar.
Depois de terminada a dinâmica, incentivar o debate e
explicar aos adolescentes que a Igreja está dentro de cada um, e que todos
devem participar, pois cada um tem um lugar especial na Igreja. A Igreja, assim
como as bexigas não podem se sustentar no ar, isto é, sozinha ou com poucas
pessoas, ela precisa de todos nós.
85. Somos criação de Deus
Participantes: Indefinido.
Tempo Estimado: 30 minutos.
Material: Caneta e papel para todos os
participantes
Objetivo: Na adolescência somos facilmente
influênciados por nossos amigos. Nesta dinâmica, queremos mostrar que Deus deve
ser a principal influência em nossa vida, e que nem sempre agir como o grupo
age ou exige é saudável para cada um.
Descrição: Sentados em círculo, cada um recebe uma
folha e uma caneta; escreve o nome e faz um desenho que represente a si mesmo
(pode ser um boneco de "palitinhos" ou com detalhes), deixar uns 2 a
3 minutos, incentivar os preguiçosos e os tímidos. Observar o desenho: ele está
pronto, mais ou menos, o que você gostaria de fazer?
Agora cada um passa o desenho para o colega do lado
direito, pedir que ele acrescente uma coisa ao desenho, passar novamente para a
direita, repetir o processo umas duas ou três vezes. Devolver o desenho ao
dono.
Observar o que foi
acrescentado. Conversar sobre Deus ter nos criado (e repetir essa pergunta: o
desenho está pronto, mais ou menos, o que você gostaria de fazer?). O que Deus
quer de nós? E as pessoas com quem convivemos, nos influênciam? (O que elas nos
dizem pode nos influênciar, o que fazem professores, amigos, acrescentam algo a
nós?)
Perguntar sobre a característica que nos diferencia das
outras pessoas: que temos Cristo como Salvador; desenhar um coração e uma cruz
dentro dele na nossa figura. Será que estamos prontos aos olhos de Deus, o que
mais falta em nós? (Deixar um minuto de oração siolenciosa onde cada um deve
pedir que Deus termine de "desenhá-los")
86. Dois Círculos
Participantes: Indefinido, mas é importante que
seja um número par de pessoas.
Se não for o caso, o coordenador da dinâmica pode
requisitar um “auxiliar”.
Tempo Estimado: 30 minutos.
Material: uma música animada, tocada ao violão ou
com gravador.
Objetivo: motivar um conhecimento inicial, para que
as pessoas aprendam aos menos o nome das outras antes de se iniciar uma
atividade em comum.
Descrição: formam-se dois círculos, um dentro do
outro, ambos com o mesmo número de pessoas. Quando começar a tocar a música,
cada círculo gira para um lado. Quando a música pára de tocar, as pessoas devem
se apresentar para quem parar à sua frente, dizendo o nome e alguma outra
informação que o coordenador da dinâmica achar interessante para o momento.
Repete-se até que todos tenham se apresentado. A certa
altura, pode-se, também, misturar as pessoas dos dois círculos para que mais
pessoas possam se conhecer.
87. A candidatura
Participantes: grupos de cinco pessoas se houver
mais de 10 participantes.
Tempo Estimado: 30 minutos.
Material: papel e caneta.
Objetivo: expressar de maneira simpática o valor
que têm as pessoas que trabalham conosco.
Descrição:
cada grupo deve escolher um candidato para determinada missão. Por
exemplo, ser presidente da associação de moradores, ser dirigente de um clube
esportivo, etc. Cada participante coloca no papel as virtudes que vê naquela
pessoa indicada para o cargo e como deveria fazer a propaganda de sua
candidatura.
O grupo coloca em comum o que cada um escreveu sobre o
candidato e faz uma síntese de suas virtudes. Prepara a campanha eleitoral e,
dependendo do tempo disponível, faz uma experiência da campanha prevista.
O grupo avalia a din6amica, o candidato diz como se
sentiu, O grupo explica por que atribuiu determinadas virtudes e como se
sentiram na campanha eleitoral.
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