41. Encontro de grupos
Participantes: dois grupos com não mais de 15
pessoas.
Tempo: 1 hora.
Material: folhas grandes de cartolina
Descrição: o coordenador forma dois subgrupos. Cada
um deverá responder, numa das folhas de cartolina
Como o nosso grupo
vê o outro grupo?
Como o nosso grupo
pensa que somos vistos pelo outro grupo?
Após 1 hora reuni-se todo o grupo e o(s) representante(s)
de cada subgrupo deverá expor a conclusão do subgrupo. Novamente os subgrupos
se reúnem para preparar uma resposta ao outro subgrupo e após meia hora
forma-se o grupo grande de novo e serão apresentadas as defesas, podendo haver
a discussão.
42. Espelho
Participantes: 10 a 20 pessoas
Tempo Estimado: 30 minutos
Material: Um espelho escondido dentro de uma caixa,
de modo que ao abri-la o integrante veja seu próprio reflexo.
Descrição: O coordenador motiva o grupo: "Cada
um pense em alguém que lhe seja de grande significado. Uma pessoa muito
importante para você, a quem gostaria de dedicar a maior atenção em todos os
momentos, alguém que você ama de verdade... com quem estabeleceu íntima
comunhão... que merece todo seu cuidado, com quem está sintonizado
permanentemente... Entre em contato com esta pessoa, com os motivos que a
tornam tão amada por você, que fazem dela o grande sentido da sua vida..."
Deve ser criado um ambiente que propicie momentos individuais de reflexão, inclusive
com o auxílio de alguma música de meditação. Após estes momentos de reflexão, o
coordenador deve continuar: "... Agora vocês vão encontrar-se aqui, frente
a frente com esta pessoa que é o grande significado de sua vida".Em
seguida, o coordenador orienta para que os integrantes se dirijam ao local onde
está a caixa (um por vez). Todos devem olhar o conteúdo e voltar
silenciosamente para seu lugar, continuando a reflexão sem se comunicar com os
demais. Finalmente é aberto o debate para que todos partilhem seus sentimentos,
suas reflexões e conclusões sobre esta pessoa tão especial. É importante
debater sobre os objetivos da dinâmica.
43. Evangelho em pedaços
Participantes: 10 a 15 pessoas
Tempo Estimado: 15 minutos
Material: Papéis com pequenos trechos da Bíblia
(partes de passagens) com indicação do livro, capítulo e versículos.
Descrição: Cada integrante recebe um trecho da
Bíblia e procura compreendê-lo, entender qual a mensagem da passagem Bíblica.
Como você pode trazer essa mensagem que você refletiu para o seu dia-a-dia.
Para melhorar a compreensão do trecho, deve consultar a passagem completa na
Bíblia. Em seguida, os integrantes devem ler o seu trecho e comentá-lo para o
grupo. Ao final, é aberto o debato sobre os trechos selecionados e as mensagens
por eles transmitidas.
44. Exercício da confiança
Participantes: 25 a 30 pessoas
Tempo: 30 minutos
Material: papel com perguntas para ser respondida
em público para cada membro.
Descrição: o coordenador faz uma breve introdução
do exercício, falando sobre a descoberta pessoal e a importância do exercício;
distribuir, uma papeleta para cada um; um a um, os participantes lerão a
pergunta que estiver na papeleta, procurando responder com toda sinceridade; no
final, segue-se um debate sobre o exercício feito.
Exemplos de pergunta:
1. Qual o seu hobby predileto ou como você preenche o seu
tempo livre
2. Que importância tem a religião na sua vida
3. O que mais o aborrece
4. Como você encara o divórcio
5. Qual a emoção é mais difícil de se controlar
6. Qual a pessoa do grupo que lhe é mais atraente
7. Qual a comida que você menos gosta
8. Qual o traço de personalidade que lhe é mais marcante
9. Qual é, no momento, o seu maior problema
10. Na sua infância, quais foram os maiores castigos ou
críticas recebidas
11. Como estudante, quais as atividades em que participou
12. Quais são seus maiores receios em relação à vivência
em grupo
13. Qual é a sua queixa em relação à vivência em grupo
14. Você gosta do seu nome
15. Quem do grupo você escolheria para seu líder
16. Quem do grupo você escolheria para com ele passar suas
férias
17. Você gosta mais de viver numa casa ou num apartamento
18. Qual o pais que você gostaria de visitar
19. Quais são algumas das causas da falta de
relacionamento entre alguns pais e filhos
20. Se você fosse presidente da república, qual seria sua
meta prioritária.
45. Exercício da qualidade
Participantes: 30 pessoas
Tempo: 45 minutos
Material: lápis e papel
Descrição: o coordenador inicia dizendo que na vida
as pessoas observam não as qualidades, mas sim os defeitos dos outros. Nesse
instante cada qual terá a oportunidade de realçar uma qualidade do colega.
1. O coordenador distribuirá uma papeleta para todos os
participantes. Cada qual deverá escrever nela a qualidade que no entender
caracteriza seu colega da direita;
2. A papeleta deverá ser completamente anônima, sem
nenhuma identificação. Para isso não deve constar nem o nome da pessoa da
direita, nem vir assinada;
3. A seguir o animador solicita que todos dobrem a
papeleta para ser recolhida, embaralhada e redistribuída;
4. Feita a redistribuição começando pela direita do
coordenador, um a um lerá em voz alta a qualidade que consta na papeleta,
procurando entre os membros do grupo a pessoa que, no entender do leitor, é
caracterizada com esta qualidade. Só poderá escolher uma pessoa entre os
participantes.
5. Ao caracterizar a pessoa, deverá dizer porque tal
qualidade a caracteriza;
6. Pode acontecer que a mesma pessoa do grupo seja
apontada mais de uma vez como portadora de qualidades, porém, no final cada
qual dirá em público a qualidade que escreveu para a pessoa da direita;
7. Ao término do exercício, o animador pede aos
participantes depoimento sobre o mesmo.
46. Explosão do coordenador
Participantes: 30 pessoas
Tempo: 10 minutos
Descrição: Escolhe-se qualquer tema que não será o
principal da reunião e a uma certa altura do debate o coordenador para e diz
"Vocês não estão se interessando suficientemente. Estou até doente e
cansado em ver esse comportamento, esse desinteresse caso não tomem maior
seriedade, interrompo, agora mesmo, este debate!", após esse comentário
todos estarão desconcertado e terão reações diferentes principalmente
reprovando a atitude do coordenador. Após o primeiro impacto o coordenador, em
seu estado natural deverá explicar que era uma dramatização para ver as reações
dos indivíduos do grupo, e nisso seguirá a discussão, sobre as reações das
pessoas com reação a explosão do coordenador.
Indicado para grupos que já tenham uma certa maturidade.
47. Fileira
Participantes: 12 pessoas
Tempo: 1 hora
Material: 3 folhas de papel, lápis ou caneta para
cada participante; folhas de cartolina
Descrição:
1. Primeira fase:
O animador pede que os membros participantes se organizem
em fileira por ordem de influência que cada membro exerce sobre o grupo. Caso
tiver vários subgrupos, os mesmos farão simultaneamente o exercício. Todos
deverão executar a tarefa em silêncio;
Terminada a tarefa, o coordenador colocará a ordem numa
folha de cartolina, para ser apreciado por todos;
A seguir, o grupo irá para o círculo, onde se processará a
discussão do exercício, bem como a colocação dos membros na fileira. Nessa
ocasião, o coordenador poderá fazer algumas observações referentes ao
exercício, ao comportamento dos indivíduos na sua colocação;
Recomeça-se o exercício tantas vezes quanto forem
necessárias, até que todos estejam satisfeitos em relação à colocação na
fileira, de acordo com a influência que cada um exerce sobre o grupo.
2. Segunda fase:
O animador pede que os participantes elejam um líder
imparcial, explicando que na votação deverão dar um voto para aquele que será o
líder, e doze votos para o último colocado. Tal votação inversa dará o ensejo
para que os participantes possam experimentar novas sensações que envolvem o
exercício.
O grupo ou os subgrupos podem debater entre si a ordem da
escolha fazendo anotações escritas, tendo para isso dez minutos.
Processa-se a votação. Caso ocorra empate, prossegue-se o
exercício, até o desempate, devendo a ordem corresponder à influência que cada
um exerce sobre o grupo.
Segue-se uma discussão grupal em torno do impacto do
exercício.
48. Guia de cego
Participantes: Indefinido sendo Nº pares de pessoas.
Tempo Estimado: 25 minutos.
Material: Alguns vendas ou lençóis, e uma área com
obstáculos, de preferência em campo aberto.
Descrição: O coordenador venda os olhos de todas,
caso não tenha vendas o coordenador devera pedir a todos que fechem os olhos.
Os cegos devem caminhar desviando-se dos obstáculos durante determinado
intervalo de tempo. Após este tempo deve-se realizar alguns questionamentos
para os mesmos, tais como:
Como vocês se
sentiram sem poder enxergar?
Tiveram medo? Por
quê? De quê?
Que acham da sorte
dos cegos?
Em seguida, a metade dos participantes deveram abrir os
olhos para servir como guia, que conduzirá o cego por onde quiser. Depois de
algum tempo podem ser feito tudo novamente onde os guias iram vendar os olhos e
os cegos serão os guias. Após este tempo deve-se realizados os seguintes
questionamentos:
Como vocês se sentiram
nas mãos dos guias?
Tiveram confiança
ou desconfiança? Por quê?
É preferível
sozinho ou com um guia? Por quê?
Por último, dispõe-se dois voluntários de cego, sendo que
um guiará o outro. Ao final, pode-se realizar os mesmos questionamentos do
passo anterior. Dentre os questionamentos finais, a todos, pode-se citar:
O que a dinâmica
teve de parecido com a vida de cada um?
Além da cegueira
física, vocês conhecem outros tipos de cegueira?
Quais? (ira,
ignorância, inveja, apatia, soberba, etc.)
Os homens tem
necessidade de guias? Quem são os outros guias? (Deus, Jesus, Maria, família,
educadores, amigos, etc.)
Costumamos confiar
nestes guias? O que acontece com quem não aceita o serviço de um guia?
Qual a pior
cegueira: a física ou a de espírito? Por quê?
O Evangelho relata várias curas de cegos (Mt 9,27-32;Jo
9,1-39). Qual a semelhança que se pode encontrar, por exemplo, entre o relato
de São Lucas e a sociedade moderna? Qual a semelhança entre a cura da vista e a
missão da igreja de conscientização?
49. Jogo comunitário
Material: uma flor.
Desenvolvimento: os participantes sentam-se em
círculo e o animador tem uma flor na mão. Diz para a pessoa que está à sua
esquerda: senhor... (diz o nome da pessoa), receba esta flor que o
senhor...(diz o nome da pessoa da direita) lhe enviou...
E entrega a flor. A pessoa seguinte deve fazer a mesma
coisa. Quem trocar ou esquecer algum nome passará a ser chamado pelo nome de um
bicho. Por exemplo, gato. Quando tiverem que se referir a ele, os seus
vizinhos, em vez de dizerem seu nome, devem chamá-lo pelo nome do bicho.
O animador deve ficar atento e não deixar os participantes
entediados. Quanto mais rápido se faz à entrega da flor, mais engraçado fica o
jogo.
50. Jogo da verdade
Participantes: 25 pessoas
Material: Relação de perguntas pré-formuladas, ou
sorteio destas.
Descrição: Apresentação do tema pelo coordenador,
lembrando de ser utilizado o bom senso tanto de quem pergunta como quem
responde. Escolhe-se um voluntário para ser interrogado, sentando numa cadeira
localizada no centro do círculo (que seja visível de todos), o voluntário
promete dizer somente a verdade, pode-se revezar a pessoa que é interrogada se
assim achar necessário. Após algumas perguntas ocorre a reflexão sobre a
experiência.
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